O Sagrado que habita em mim é igual ao Sagrado que habita em você, somos oriundos da mesma essência sagrada, somos todos filhos do mesmo Deus e diante dele não existem diferenças " Melquisedec C Rocha, Bàbálorixá do Ilê Axé Dajó Obá Ogodô, Mestre Juremeiro da Casa de Jurema mestre Carlos. Distrito do Comum/Extremoz RN, cell:88226026/96074319. E-mail: melckdsango@ig.com.br
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Os instrumentos mágicos do juremeiro são:
As contas, que indica sua condição de juremeiro, feitas com lágrimas de Nossa Senhora, e sementes de árvores, podendo ter uma de identidade do seu caboclo, mestre, etc.
A maráca, com a qual faz as evocações das entidades espirituais.
O cachimbo, com o qual faz as fumaças as direitas, para abrir caminhos, curar dos males espirituais e ajudar nas curas materiais.
As fumaças as esquerdas, usadas para desmanchar feitiços, afastar espíritos perturbadores, desembaraçar caminhos, olho grande, inveja e mau vontade, curar os males vindos através de trabalhos contrários.
O rozário, com o qual recita as rezas fortes pedindo a intercessão dos santos, são as famosas rezas fortes tão comum aos catimbozeiros nordestinos.
As contas, que indica sua condição de juremeiro, feitas com lágrimas de Nossa Senhora, e sementes de árvores, podendo ter uma de identidade do seu caboclo, mestre, etc.
A maráca, com a qual faz as evocações das entidades espirituais.
O cachimbo, com o qual faz as fumaças as direitas, para abrir caminhos, curar dos males espirituais e ajudar nas curas materiais.
As fumaças as esquerdas, usadas para desmanchar feitiços, afastar espíritos perturbadores, desembaraçar caminhos, olho grande, inveja e mau vontade, curar os males vindos através de trabalhos contrários.
O rozário, com o qual recita as rezas fortes pedindo a intercessão dos santos, são as famosas rezas fortes tão comum aos catimbozeiros nordestinos.
terça-feira, 21 de abril de 2009
A Jurema Sagrada
A Jurema Sagrada
A Jurema Sagrada tem o seu culto originado no Nordeste do Brasil, sendo a expressão religiosa e de resistência do povo nordestino.
Sendo herança dos nossos ancestrais indígenas com a influência européia trazida pelos portugueses quando aqui aportaram para colonizar o Brasil.
Esta soma cultural construiu uma nova visão espiritual do povo nordestino, a Jurema que apesar de todas as influências externas que tem sofrido vem resistindo e se expandindo aos dias de hoje.
Partiu deste encontro multi-cultural a construção desta nova visão espiritual, em que se tinha a cultura milenar indígena com um infinito conhecimento das ervas medicinais e litúrgicas e as orações dos europeus católicos, as orações fortes tão conhecidas no meio dos Juremeiros, existem orações para cada caso associadas as ervas sagradas os Juremeiros vem cuidando da população desde os tempos em que não havia, remédios alopáticos, farmácias, postos de saúde, muito menos hospitais.
A Jurema é dividida em Reinos, Estados, Cidades, vilas dependendo de suas raízes(origens) .
A Jurema tem em sua essência como fonte de conhecimentos mágico-espiritual, os Mestres trabalhadores, os mestres (as) de ciência, os encantados (as), os caboclos (as), os pretos (as) curadores é todo um universo mágico com seus Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas.
Seus trabalhos se dividem em: seg, qua, e sex, para fumaça as direitas,
Fumaças para abrir caminhos, saúde, paz e felicidade.
Ter, qui, e sab, para fumaça as esquerdas
Fumaças com o intuito de desfazer os trabalhos e ou perturbações espirituais que estejam prejudicando o adepto ou um necessitado independente de formação religiosa.
Os antigos ainda se lembram das comadres senhoras parteiras, rezadeiras, benzedeiras de fama, suas casas viviam lotadas de gente em busca de lenitivo para seus males do corpo e da alma.
Hoje já vemos a Jurema em sua maior parte exteriorizando as influências recebidas das outras religiões de matriz africanas como a Umbanda e o Candomblé.
Jurema não tem orixá, jurema cultua santo católico pois tem uma forte influência católica desde a sua construção nessa nova visão multi-cultural com a influência da Umbanda caboclo virou oxoce a mãe dágua virou oxum, yemanjá e etc.
A máxima da Jurema é: fazer o bem sem olhar a quem
Tal qual o pé de Jurema a Jurema vem resistindo ao modernismo e acompanhando o progresso.
Mestre Padrinho Melquisedec
Casa de Jurema Mestre Carlos
Natal/Rn
A Jurema Sagrada tem o seu culto originado no Nordeste do Brasil, sendo a expressão religiosa e de resistência do povo nordestino.
Sendo herança dos nossos ancestrais indígenas com a influência européia trazida pelos portugueses quando aqui aportaram para colonizar o Brasil.
Esta soma cultural construiu uma nova visão espiritual do povo nordestino, a Jurema que apesar de todas as influências externas que tem sofrido vem resistindo e se expandindo aos dias de hoje.
Partiu deste encontro multi-cultural a construção desta nova visão espiritual, em que se tinha a cultura milenar indígena com um infinito conhecimento das ervas medicinais e litúrgicas e as orações dos europeus católicos, as orações fortes tão conhecidas no meio dos Juremeiros, existem orações para cada caso associadas as ervas sagradas os Juremeiros vem cuidando da população desde os tempos em que não havia, remédios alopáticos, farmácias, postos de saúde, muito menos hospitais.
A Jurema é dividida em Reinos, Estados, Cidades, vilas dependendo de suas raízes(origens) .
A Jurema tem em sua essência como fonte de conhecimentos mágico-espiritual, os Mestres trabalhadores, os mestres (as) de ciência, os encantados (as), os caboclos (as), os pretos (as) curadores é todo um universo mágico com seus Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas.
Seus trabalhos se dividem em: seg, qua, e sex, para fumaça as direitas,
Fumaças para abrir caminhos, saúde, paz e felicidade.
Ter, qui, e sab, para fumaça as esquerdas
Fumaças com o intuito de desfazer os trabalhos e ou perturbações espirituais que estejam prejudicando o adepto ou um necessitado independente de formação religiosa.
Os antigos ainda se lembram das comadres senhoras parteiras, rezadeiras, benzedeiras de fama, suas casas viviam lotadas de gente em busca de lenitivo para seus males do corpo e da alma.
Hoje já vemos a Jurema em sua maior parte exteriorizando as influências recebidas das outras religiões de matriz africanas como a Umbanda e o Candomblé.
Jurema não tem orixá, jurema cultua santo católico pois tem uma forte influência católica desde a sua construção nessa nova visão multi-cultural com a influência da Umbanda caboclo virou oxoce a mãe dágua virou oxum, yemanjá e etc.
A máxima da Jurema é: fazer o bem sem olhar a quem
Tal qual o pé de Jurema a Jurema vem resistindo ao modernismo e acompanhando o progresso.
Mestre Padrinho Melquisedec
Casa de Jurema Mestre Carlos
Natal/Rn
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