O Sagrado que habita em mim é igual ao Sagrado que habita em você, somos oriundos da mesma essência sagrada, somos todos filhos do mesmo Deus e diante dele não existem diferenças " Melquisedec C Rocha, Bàbálorixá do Ilê Axé Dajó Obá Ogodô, Mestre Juremeiro da Casa de Jurema mestre Carlos. Distrito do Comum/Extremoz RN, cell:88226026/96074319. E-mail: melckdsango@ig.com.br
sexta-feira, 13 de maio de 2011
O Cachimbo
O cachimbo é um objeto sagrado presente em todo ritual Xamânico.
É através dele que o Xamã envia suas preces ao Grande Espírito para realizar suas curas e também simboliza a paz entre todas as Nações, Tribos e Clãs.
O fornilho do cachimbo representa o aspecto feminino de todas as coisas vivas, e, o tubo é o símbolo do aspecto masculino em todas as formas de vida.
O ato de colocar o tubo no fornilho simboliza união, criação e fertilidade.
Quando o cachimbo é abastecido, cada pitada de fumo é abençoada e são convidados todas os espíritos da natureza e dos antepassados a entrarem no cachimbo para serem honrados e louvados.
O ato de fumar o cachimbo é de suprema importância ritualística e é necessário que todo o conteúdo do fornilho seja fumado. Se o fogo que representa a eterna Chama da Vida, não toca e nem incendeia o fumo, o espírito que esta lá dentro não pode ser libertado em fumaça.
Esvaziar um fornilho que não foi totalmente fumado é cometer desonra aos espíritos que vieram fumar conosco.
A fumaça que sai do cachimbo representa prece visualizada.
Quando se partilha o mesmo cachimbo fazemos a união com todos os nossos “Parentes” e somos lembrados de que a harmonia é alcançada através da união com todos os seres que nos cercam (minerais, plantas, animais, humanos, espíritos).
Para se ser “Portador de Cachimbo” é necessário um longo caminho de aprendizado.
Marilda Bourbon
"Nós não escolhemos o cachimbo, ele nos escolhe"
"Ser o guardião de um petenguá é uma tarefa de grande responsabilidade."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário